Manager Blog – Administrando a vida nos condomínios

12
jul

Segurança: Discrição e muito cuidado faz bem

Segurança é um dos motivos que levam muitas pessoas a optarem por um condomínio na hora de comprar uma casa, mas é importante que os condôminos saibam que os seus hábitos podem aumentar ou reduzir os riscos de ações criminosas.

O crescente número de roubo às residências e apartamentos mostra que algumas práticas, inclusive, na internet estão deixando as pessoas mais expostas. Confira algumas dicas básicas:

1 – Seja discreto

– Oriente seus familiares para que tenham cuidado ao comentar sobre hábitos de consumo;
– Cuidados com as assinaturas de aplicativos e sites da internet. Evite fazê-las usando o Facebook como chave e autorizando acessos desnecessários. Oriente às crianças e adolescentes sobre isso (a maioria das pessoas não lê as autorizações, apenas clica em concordo/ok).
– Atenção às redes sociais. Crie lista de melhores amigos, conhecidos, família, trabalho, etc. e compartilhe suas postagens pessoais apenas com as pessoas de sua confiança. Não é recomendado compartilhar fotos de suas viagens e bens de forma irrestrita.
– Evite acumular dinheiro em espécie. Procure um lugar seguro e secreto para guardar os pequenos objetos de valor como, joias, relógios e canetas de valor expressivo.
– Não deixe dados do seu condomínio e cartas com endereço de correspondências dentro do carro, terceiros podem ter acesso;
– Vai viajar? Cuidado ao comentar sobre o assunto em ambientes públicos. Avise o zelador ou gerente predial;

2 – Oriente

– Compartilhe informações sobre os procedimentos obrigatórios de segurança em casa com a família;
– Peça aos moradores e funcionários que só liberem a entrada de prestadores de serviços, após confirmar a autorização com o responsável pelo imóvel;
– Vai receber visitas, encomendas ou prestadores de serviços? Avise à portaria. Em caso de evento, passe a lista dos convidados com antecedência.

3 – Mantenha-se em alerta

– Tranque sempre as portas da sua unidade (apartamento ou residência);
– Mantenha o seu carro trancado quando estacioná-lo na garagem;
– Tenha o número de telefone da portaria do seu condomínio na agenda do seu celular;
– Ao entrar e sair do condomínio, feche o portão totalmente, mesmo que exista alguém falando ou aguardando retorno da portaria. Só o porteiro pode liberar o acesso para não moradores.
– Vai entrar no condomínio com um(a) amigo(a)? Permita que ele faça o cadastro, essa medida pode parecer burocrática, mas preserva a segurança de todos os moradores;
– Ao se aproximar do seu condomínio, mantenha-se alerta para movimentações suspeitas.
– Observou algum movimento suspeito próximo à entrada ou saída do condomínio, retarde o acesso e avise a portaria. Se necessário, dê uma volta no quarteirão;
– Jamais permaneça conversando diante do prédio, principalmente, no período noturno, e nunca com o portão aberto;
– Não deixe as chaves de sua residência com terceiros e não residentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manager - © 2014 Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Desenvolvimento